Make your own free website on Tripod.com
CNE 39 - Santa Isabel, Lisboa

e-mail
santa_isabel39@yahoo.com


Home ] Agrupamento 39 ] Cultura/Técnica Escutista ] Códigos ] Paróquia ] Ligações ]

> Técnica / Cultura Escutista > Orientação pelo Sol

Orientação pelo Sol


Introdução

O sol nasce a Leste (também chamado, por isso, de Nascente) e põe-se a Oeste. Isto, porém, só é exactamente exacto nos equinócios da Primavera (21 de Março) e do Outono (23 de Setembro).

Devido ao movimento de translação da Terra, de 21 de Março, até ao Solstício de Verão (21 de Junho), verifica-se um afastamento gradual para Norte dos pontos de nascimento e de ocaso (pôr-do-sol). A partir desta data há uma nova aproximação para, a 23 de Setembro (equinócio do Outono), o Sol voltar a nascer e a pôr-se, precisamente, a Leste e a Oeste, como em 21 de Março.

Do mesmo modo, a partir de 23 de Setembro há um movimento semelhante, mas para Sul, terminando a 21 de Março (equinócio da Primavera.

Embora tenhamos em conta estes movimentos, eles não são essenciais para a nossa orientação. O nascimento do Sol e o ocaso é que vão determinar o Norte e o Sul. De uma forma geral, quando estiveres virado para o lugar onde nasce o Sol, à tua esquerda fica o Norte e à tua direita o Sul.

Se assumirmos, numa orientação grosseira, que o Sol nasce e se põe sempre a Leste e a Oeste, respectivamente, podemos determinar a orientação aproximada do Sol, ao longo do dia (para o nosso hemisfério).

Assim, podemos dizer que o Sol, no seu movimento aparente, descreve um ângulo de 180º. Para um dia com 12 horas de Sol, vemos que o Sol percorre, em cada 6 horas, um arco de círculo de 90º, ou sejam, 15º por hora. A partir destes dados podemos organizar uma tabela como a seguinte. Temos que ter, no entanto, em atenção o seguinte factor: a hora legal não tem que estar necessariamente de acordo com a hora solar! A hora legal é variável de acordo com a latitude do lugar.

HorasDirecção do Sol
06:00E90º
07:30ESE112,5º
09:00SE135º
10:30SSE157,5
12:00S180º
13:30SSO202,5º
15:00SO225º
16:30OSO247,5º
18:00O270º

Orientação pelo Sol com o relógio

Este método expedito de determinar a linha Norte-Sul só funciona com os relógios de ponteiros.

Orientação pelo Sol com relógio, hemisfério NortePara nos orientarmos pelo Sol com relógio, colocamo-lo horizontalmente, com o mostrador voltado para cima, e o ponteiro das horas na direcção do Sol. Tira-se, em seguida, a bissectriz do menor ângulo formado por aquele ponteiro e a linha das 12 horas. Esta bissectriz define uma direcção que é muito aproximadamente, a linha Norte-Sul, ficando o Norte para o lado das costas do observador (isto se nos encontrarmos no hemisfério Norte), ou do lado contrário (se nos encontrarmos no hemisfério Sul). Para alinhar correctamente o ponteiro das horas com o Sol, podemos fixar, verticalmente, um palito ou fósforo e servirmo-nos da sua sombra.

Mais uma vez há que ter em conta o adiantamento, ou atraso, da hora legal relativamente à hora solar. Se a hora legal estiver, por exemplo, adiantada uma hora em relação à hora solar, então, o meio-dia solar será à 1 hora legal; assim, podemos utilizar a linha 1-7 como vértice do ângulo, em vez da linha das 12 horas (12-6) para determinar a direcção Norte-Sul.

Fontes bibliográficas:

Up ]